JoomlaComment e o problema do UTF-8



Existe um componente para o Joomla, chamado JoomlaComment! Fantástico !

O bichinho é muuuito bom. Ele permite que todos os textos do seu site, possam receber comentários muito úteis para fomentar as discussões e até por vezes, podem corrigir o tema abordado.

Não está sendo muito usado nos Brasil, países eslavos e nórdicos, por conta do problema de acentuação (iso-8859-1 -> UTF-8)

Depois de muito futucar o código consegui entender que o problema está no AJAX com o UTF-8 e o XML. Parece que o tal do AJAX nasceu para ser UTF-8, mas o XML sente saudade do iso-8859-* e pronto tá a @#$%#$%#$ feita. alterando o código, tem como acertar isso, já mandei email para o desenvolvedor, mas existe uma outra maneira bem simples de se contornar o problema (Bacalhau básico).

1 - Entre no seu painel de administração do joomla
2 - Entre no componente Joomla!Comment
3 - Entre em Settings
4 - Desabilite o uso do AJAX na primeira opção (VIDE ABAIXO)


Atenção, isso não fará com que o componente pare de funcionar, mas permitirá que o admin que não seja programador, utilize-o tranquilamente

Daqui pra baixo é curiosidade, se o texto acima já lhe satifez, pode vazar tranquilamente que eu não ficarei triste.

O que é esse tal de UTF-8 ?
Unicode Transformation Format) é um tipo de codificação Unicode de comprimento variável criado por Ken Thompson e Rob Pike. Pode representar qualquer caracter universal padrão do Unicode, sendo também compatível com o ASCII. Por esta razão, está lentamente a ser adoptado como tipo de codificação padrão para email, páginas web, e outros locais onde os caracteres são armazenados.

UTF-8 usa de um a quatro bytes (estritamente octetos) por caracter, dependendo do símbolo Unicode que representa. É necessário apenas um byte para codificar os 128 caracteres ASCII (Unicode U+0000 a U+007F). São necessários dois bytes para caracteres Latinos com Diacríticos. São também usados dois bytes para representar caracteres dos alfabetos Grego, Cirílico, Armênio, Hebraico, Sírio e Thaana (Unicode U+0080 a U+07FF). São necessários três bytes para o resto do Plano Multilingual Básico (que contém praticamente todos os caracteres comuns utilizados). Existem ainda outros caracteres que necessitam de quatro bytes.

Quatro bytes pode parecer muito para um caracter ("code point"), mas muito raramente são utilizados. Além disso, UTF-16 (a principal alternativa ao UTF-8) necessita também de quatro bytes para estes "code points". Qual dos dois é mais eficiente (UTF-8 ou UTF-16) depende da variedade de "code points" usados. Contudo, as diferenças entre os vários tipos de codificação tornam-se irrelevantes com o uso de sistemas de compressão como o DEFLATE. Para textos curtos onde os tradicionais algoritmos nao funcionam bem e onde é necessário ter o tamanho em consideração, é geralmente usado o Esquema Padrão de Compressão para Unicode (Standard Compression Scheme for Unicode).

O "Internet Engineering Task Force" (IETF) requer que todos os protocolos utilizados na Internet suportem, pelo menos, o UTF-8. O "Internet Mail Consortium" (IMC) [1] recomenda que todos os clientes de email consigam ler e criar mails usando o UTF-8.

História

UTF-8 foi criado por Ken Thompson no dia 2 de Setembro de 1992, num restaurante de Nova Jersey, juntamente com Rob Pike. No dia seguinte, Pike e Thompson implementaram-no e atualizaram o seu sistema operacional Plan 9 para o passar a usar.

UTF-8 foi anunciado formalmente numa conferência USENIX em San Diego, que decorreu de 25 a 29 de Janeiro de 1993.

As especificações da Microsoft para o Cab (MS Cabinet) de 1996 aceitam o uso de strings codificadas com o UTF-8 (apesar de ter sido lançado antes do UTF-8 ter um padrão estabelecido), mas nunca chegou a ser implementado.

Não pensem que eu sei isso tudo acima de cabeça, só decorei como usar o CTRL+C e o CTRL+V e passei no wiki http://pt.wikipedia.org/wiki/UTF-8


AJAX

AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias providas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo.:

  • Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;
  • Exposição e interação dinâmica usando o DOM;
  • Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;
  • Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest;
  • e JavaScript unindo todas elas em conjunto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_%28programa%C3%A7%C3%A3o%29

Comentários

Textos mais visitados

Identificado jovem cuspidor do conflito no Clube Militar

Como surfar em Chicama – Passo a Passo do Carioca.

Fazendo Backup de todas as máquinas da rede com Rsync